domingo, 20 de fevereiro de 2011

O estranho aumento do DPVAT


Nos últimos meses do ano, por estarem muito envolvidas com projetos pessoais, muitas pessoas acabam não se atentando para os absurdos cometidos pelos parlamentares no Congresso Nacional. Isso porque, aproveitando-se dessa situação, os parlamentares optam por deixar a votação de temas mais delicados, como aumentos de impostos, aumentos dos próprios salários, dentre outros assuntos relevantes, na tentativa de que tais questões passem despercebidas pela mídia e, consequentemente, pela população, que é quem efetivamente pagará toda a conta, já que para tais aumentos inexistem justificativas plausíveis.

Pois bem, passado o seu período de férias e do seu merecido descanso é hora de ser trazido à realidade, começando com o aumento do imposto do seguro obrigatório (Dpvat). Isso porque, no final do ano passado, foi votada uma lei autorizando o aumento deste imposto, sobre o argumento de que mais acidentes estão acontecendo. Avaliemos, então, os motivos (que não foram revelados) sobre o aumento de acidentes:

·       é bem verdade que a cada dia que passa a frota de veículos automotores vem aumentando em nosso país, mas tal fato não pode ser levado em consideração para determinar o aumento do Dpvat, uma vez que com o aumento da frota, via de consequência lógica, aumenta o número de pessoas que pagam o seguro obrigatório.

·       a imprudência no trânsito é um fator relevante. Todavia, políticas de prevenção a acidentes tem se tornado cada vez mais intensas e eficazes a ponto de, em relação às comparações feitas com outros anos, ser possível constatar um número menor de acidentes, o que faz cair por terra a justificativa do aumento do imposto.

·       indo de encontro a tudo o que acima está pontuado, temos as péssimas condições (desde longa data) de várias de nossas estradas como fator importantíssimo a ser levado em consideração, mas espera aí, quer dizer que o governo aumentou o imposto do seguro Dpvat em razão de não ter ele realizado as obras que deveriam ter sido por ele feitas? O que você acha disso?

Se você leu o texto até aqui e ficou indignado, melhor parar para respirar acalmar os seus ânimos, porque os absurdos sobre o seguro obrigatório não acabaram, já que o aumento do seguro obrigatório (Dpvat) não trouxe consigo o aumento da indenização a que este seguro prevê. A bem da verdade, desde 2007 a indenização a que o seguro obrigatório se presta (reembolso de despesas médicas, invalidez e morte causadas por acidentes automobilísticos) permanece sem alteração.

Assim, conclusão outra não podemos chegar senão a de que o aumento do imposto do seguro obrigatório decorre (em grande parte) da responsabilidade dos governantes que não fizeram o dever de casa quanto à realização das obras necessárias nas estradas, sendo que a população tem o aumento do imposto e, em contraprestação, não tem o aumento da indenização a que se presta o seguro obrigatório.

7 comentários:

  1. Adorei, vou continuar sequindo.Você está de parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Você mandou bem neste blog. Sou seu seguidor e cada vez estou gostando mais.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!!!
    Adorei,continue postando.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Realmente você mandou muito bem neste blog.
    Parabéns e continue.

    ResponderExcluir
  5. Você mandou bem demais.
    Falou claro e cada dia aprendemos mais com você.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Você foi clara e objetiva.
    Continue postando.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Adorei sua explicação a respeito de DPVAT.Está sendo muito clara . Continue postando.Até o próximo, estou aguardando.

    ResponderExcluir

Comentem e Tire Suas Dúvidas