quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Clonagem de Cartão

Desde longa data o nosso país vem experimentando um crescimento sem parâmetro quanto à movimentação financeira realizada por meio de cartão bancário sendo que este tipo de pagamento, nesta época do ano, sofre uma elevação gigantesca o que torna mais do que necessário maior cautela com o cartão bancário para que você não se torne mais uma vítima do golpe do cartão clonado.

A clonagem de um cartão bancário pode ser realizada das mais diversas formas, mas uma das mais comuns é a realizada mediante um equipamento conhecido como “chupa cabra” que consiste numa adulteração da máquina em que o cartão é passado para se copiar as informações contidas na fita magnética do cartão, sendo que, posteriormente estas informações são transferidas para um cartão qualquer que possibilita ao golpista realizar todas as compras que desejar (isso é facilitado pelo comerciante ou fornecedor que não exige a apresentação dos documentos pessoais tampouco confere a assinatura lançada pelo consumidor no documento que comprova a realização da compra) sendo que todas as dívidas originadas no cartão que foi clonado serão encaminhadas a você que teve o seu cartão clonado.

Outra forma de atuação destes golpistas é a do roubo dos cartões entregues em domicílio, sendo que antes do cartão ser enviado ao seu titular tem seus dados clonados. Há ainda a técnica em que o golpista provoca um esbarrão que faça com que os documentos pessoais da sua vítima caiam e nesta oportunidade é realizada a troca do seu cartão bancário por outro sem valia alguma.

Não podemos nos esquecer da clonagem feita pela “internet” em que os golpistas utilizam de cópias da página do seu banco para terem conhecimento da sua senha e o número do seu cartão de crédito ou de falso e-mail em que é solicitada a renovação do seu cadastro na instituição financeira em que você possui conta bancária.

Assim, para que você não se torne mais uma vítima da clonagem do seu cartão bancário ficam as seguintes dicas:

01 – Nunca guarde o cartão e a senha no mesmo lugar, o que significa dizer que cartão e senha andam sempre separados. Também, não anote sua senha em papéis ou agendas que outras pessoas tenham acesso. Isso tudo porque é de responsabilidade única e exclusiva do usuário do cartão que seja mantido em sigilo a senha que dá acesso à sua conta bancária. Pode até parecer bobagem, mas esta atitude inviabilizará a ação dos golpistas que mesmo tendo conseguido clonar o seu cartão não conseguirão realizar nenhuma operação que lhe acarrete prejuízo somente por não conhecerem a sua senha.

02 – Quando for utilizar um terminal de caixa eletrônico/rápido certifique se a aparência da máquina está como de costume, caso contrário, não utilize o terminal. Isso porque, em geral, as violações destes terminais não são perfeitas já que deixam placas desalinhadas e telas mais salientes que o normal. Já, no caso de a aparência estar normal, mas o seu cartão vir a ser “engolido”, acione o seu estado de alerta e procure imediatamente um funcionário da agência (aqui vale chamar a atenção para o fato de não aceitar ajuda de estranhos) ou ligue para o serviço de atendimento telefônico para ser orientado sobre as providências que você deverá tomar. Tudo isso porque na maioria das vezes a retenção do cartão é realizada por máquinas que tiveram instaladas um dispositivo clandestino para reter o cartão que nela for inserido.

03 – Não perca seu cartão de vista. Assim, ao efetuar uma compra que deseja pagar com cartão bancário não o entregue ao atendente (aqui estão incluídos: garçons, balconistas de lojas, frentistas etc), principalmente, nesta época do ano em que a contratação de temporários é elevada e entre estas pessoas podem estar aquelas que têm a intenção de conseguir emprego somente para clonar os cartões.

04 – Nas compras efetuadas pela internet nunca passe o número do seu cartão para empresas desconhecidas, ou seja, prefira comprar em lojas virtuais de confiança e que ofereçam um bom sistema de segurança e que seja possível avaliar a satisfação dos usuários que já utilizaram deste serviço. Merece chamar atenção para que você somente utilize o acesso eletrônico do seu banco em lugares confiáveis e somente forneça as informações que lhe são de costume solicitadas, ou seja, ao menor sinal de desconfiança cancele a operação.

05 – Confira sempre os seus extratos para se certificar que não existem lançamentos de compras que não foram por você realizadas. Atente-se, também, para os valores cobrados.

No caso de as dicas acima não serem suficientes para evitar o golpe e vindo o seu cartão a ser clonado, constatado o fato você deve prontamente pedir o bloqueio ou o cancelamento do seu cartão, sendo que o número do seu atendimento (conhecido como protocolo) deverá ser anotado em documento que deverá ser devidamente guardado junto com o comprovante que você deverá solicitar à administradora do seu cartão que ateste o que foi por você solicitado (por fax ou e-mail). De posse destes documentos, você deve se dirigir à delegacia mais próxima para fazer o boletim de ocorrência para deixar todo o ocorrido devidamente registrado.

Vale deixar registrado que em um grande número de casos as operadoras de cartão tem efetuado o estorno da quantia sacada da conta do titular do cartão sem a necessidade do ingresso de uma ação judicial.  Todavia, caso isto não ocorra com você e seja necessário que você se socorra ao poder judiciário, como a clonagem do cartão não é fato constatado de forma imediata pelo usuário do cartão, toda e qualquer cobrança efetuada sem que tenha sido por você realizada a compra e sendo que a fatura do cartão já tenha sido paga sem que você tivesse constatado o erro, no caso de um ressarcimento este poderá ser solicitado em dobro da quantia paga e cobrada de forma indevida, por força da repetição de indébito, prevista no artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor acrescido do pedido de indenização de eventual dano moral.  

2 comentários:

  1. O banco tem algum prazo para devolver o valor subtraído para minha conta caso tenha sido vitíma de clonagem de cartão?

    e-mail: doloresktt@gmail.com

    ResponderExcluir

Comentem e Tire Suas Dúvidas