terça-feira, 31 de maio de 2011

A Promoção Existe no Caixa?

O questionamento que dá título a este artigo não podia passar em brancas nuvens e ganhar força aqui neste nosso espaço, já que quando passando por uma grande loja em busca de uma novidade para o lanche, me vi diante de uma promoção imperdível de capuccinos que custavam R$ 7,99 (sete reais e noventa e nove centavos) e estavam sendo vendidos pela bagatela de R$ 2,99 (dois reais e noventa e nove centavos). A promoção era tão imperdível que eu só comprei 02 (dois) produtos, pois a data de vencimento já se encontrava próxima.

De posse dos produtos, dirigi-me até a fila para tomar o caixa e, na espera do meu atendimento, já retirei da carteira os R$ 10,00 (dez reais) com os quais pagaria os produtos que pretendia adquirir.

Diante do atendente, ouvi que o valor era de R$ 15,98 (quinze reais e noventa e oito centavos), momento em que tive que informa-lo que o produto estava na promoção por apenas R$ 2,99 cada e que eu pagaria tão somente o valor que estava informado na placa. Daí o atendente chamou uma outra pessoa para constatar o fato da promoção que eu estava alegando existir e só depois de confirmada a informação é que o valor cobrado a mais (de forma indevida!) foi retirado e me foi cobrado tão somente o que era devido. Nem preciso comentar que a espera, que já não foi pequena durante a fila, ficou ainda maior com a solicitação de uma conferência de promoção e que esta espera quase me levou à loucura.

Para que você tenha a exata noção do que aqui estou pontuando, segue a nota fiscal de compra dos produtos.



Saindo da loja me fiz as seguintes perguntas: como um sistema pode ser tão falho? Como uma empresa tão grande como esta comete erros tão primários como o não lançamento do preço de um produto na promoção? Será que outros consumidores estão atentos para o preço da promoção e para o preço que lhes é cobrado já no caixa? Será que eu perceberia a diferença dos preços se estivesse fazendo uma compra de valor considerável ou, ainda, se estivesse com pressa? Sendo que a resposta para todas as perguntas era uma só: os fornecedores cometem tais erros para lucrar mais.

Tal lucro advém da ideia de que a promoção é um grande atrativo para o consumidor só que este mesmo consumidor vive em uma sociedade voltada para o consumo desenfreado e não tem tempo a perder com meras conferências do valor do produto na prateleira com o valor cobrado no caixa. Assim fica a dica: confira sempre o que está sendo cobrado, mesmo que para isto seja necessário levar o folheto da promoção e fazer a conferência com a sua nota fiscal em outro lugar.

Deste modo, para facilitar a conferência dos valores cobrados com o da promoção veiculada, caso sua compra seja volumosa, procure dar preferência para passar no caixa os produtos que você tenha adquirido nessas condições, para evitar que você tenha que ficar procurando por cada um dos produtos em sua nota fiscal.

Localizando na nota fiscal cobrança diversa do preço veiculado na promoção, dirija-se ao estabelecimento comercial de posse da nota fiscal e do folheto da promoção e informe tal fato a gerência do estabelecimento para que eles prontamente façam a restituição da diferença dos valores.

No caso de não ser solucionada a questão na esfera administrativa, mesmo sendo um pequeno valor, não deixe de exercer o seu direito e procure um Juizado Especial Cível ou PROCON mais próximo, para que você possa fazer a sua reclamação e pedir a restituição do valor que foi pago indevidamente, sendo que este valor deverá ser restituído. Além disso, não se esqueça de pedir, ainda, a indenização por danos morais sobre o caráter punitivo que este dano tem para que o fornecedor se adeque ao melhor sistema e atendimento que deve ser prestado ao consumidor.

Todas essas questões decorrem da boa-fé que deve ser mantida em toda a relação consumerista, sendo que no caso em questão como o fornecedor cobrou valor diverso do que estava demonstrado na promoção temos a violação da boa-fé pelo fornecedor e o descumprimento do princípio de que a oferta vincula o fornecedor ao seu cumprimento. O não cumprimento, pelo fornecedor, da oferta por ele veiculada confere a publicidade o caráter de enganosa, sendo que essas atitudes são combatidas pelo poder judiciário.

Por fim, vale ressaltar que mesmo que você busque a restituição de um pequeno valor, sua atitude será de grande valia para que os fornecedores deixem de cometer os mesmos erros com outros consumidores (no caso da questão ser resolvida já na esfera administrativa), bem como obrigará os fornecedores a investir em sistemas eficientes e em pessoas qualificadas para trabalhar diretamente com os seus consumidores (caso a condenação da sua reclamação judicial seja dada de forma punitiva). Portanto, não deixe nunca de exercer o seu direito de consumidor e menos ainda de cidadão.

19 comentários:

  1. Querida Camila, é muito bom acompanhar esse espaço, sua postagem está tangível a qualquer um que visite o blog, muito valioso o tema abordado. A partir de agora vou passar a prestar mais atenção nessas notas fiscais.
    Um Beijo!

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  2. Oiii, adorei essa postagem!!! De grande informação e de simples solução..é só prestar mais atenção! rsrs Boa dica, como tantas outras.
    Valeu!!!

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  3. Ei Camila,
    Parabéns! Ótima alerta para os consumidores de plantão.
    Obs.: Mamãe é psica nesse assunto..rsrs

    beeijo

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  4. Confesso! Eu nunca confiro a nota fiscal, mas aprendi muito com essa postagem. Erros como esse nos caixas das pequenas e grandes lojas, é tão comum e raramente percebidos, por nós, consumidores. Prabéns Camila!

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  5. Muito bom esse site, nao conhecia...agora vou seguir direto. Ótimas dicas de como devemos agir diante de situações inusitadas.
    Parabéns!
    Continue nos instruindo...
    Obrigada pelas excelentes dicas.
    Abraços
    Bianca

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  6. Camila,

    Vou continuar postando, seguindo e parabenizando, pois realmente seu blog TEM GOSTO DE QUERO MAIS...informação, conceito, qualidade, requinte e principalmente VERDADE!!!

    Parabéns e mto obrigada!!!

    Bjs

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  7. Poxa, realmente uma informação muito interessante...vou passar a ficar mais atento a isso...

    Vlw

    André Moura - RJ

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  8. De fato, a resposta é essa: os fornecedores cometem tais erros para lucrar mais! Acontece sempre comigo, da última vez foi uma cartela de yogurt que estava anunciada por R$3,99 e no caixa como R$5,99. Um outro conselho é ficar de olho nos legumes e frutas pesados no caixa, o código do bruto tem que bater com o adquirido, o que nem sempre acontece e também passa despercebido por muitos.
    Como já estou atenta a esse tipo de situação a algum tempo, busco ir ao supermercado sempre que estou com tempo tanto para pesquisa de preços quanto para exigir da caixa que passe devagar os produtos enquanto eu confiro. Depois de tanto tempo esperando nessas filas absurdas, é o mínimo que podemos fazer por nós mesmos!
    Excelente Post, blog de extrema utilização para os que assim como eu, fazem questão do seu direito preservado.

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  9. Olá, adorei,uma informação muito importante. Obrigada pelas digas.

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  10. Este artigo foi sensacioanl. FOi de uma informação maravilhosa, um alerta vou ficar maia atento.

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  11. Como está sendo bom ser seguidor deste blog. As informações maravilhosas, mas está se existe promocão na boca do caixa foi especial. Fou ficar de olho. Vamos conferir.

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  12. Mais do que urgente um blog como esse que trata de problemas reais do nosso cotidiano de forma clara e coesa, parabéns a autora. Foi muito útil para realização de um trabalho meu acadêmico, obrigado.

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  13. Este blog está sendo muito últil para mim, acredito que está sendo para demais pessoas. Um alerta para nós consumidores.

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  14. Obrigada pelas excelentes digas.

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  15. Kika... pior e por aqui que nem Procon tem...eu trabalhei de caixa numa loja, aonde toda semana tinham promocoes novas, mas nao eram atualizadas no caixa, eu tinha que chamar o gerente pra atualizar a cada compra, uma bagunca total! Pelo menos aqui as pessoas sabem que chamar o gerente resolve, e o chama PRA TUDO! depois te trabalhar nesse lugar, sempre presto atencao se o preco e o mesmo que o dito na promocao!

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  16. Informação maravilhosa!!!
    Aqui em casa tem um que tem mania de comprar para aproveitar promoção,rsrs..
    Obrigada pelas excelentes digas.

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  17. Caramba, este artiga veio sob medida para minha casa. Todos temos mania de compras na promoção, mas não, conferimos nada , muitas coisas e passam juntas , agora compras promoção separadas. Um alerta que precisamos por em prática

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  18. Este artigo vai sevvir de alerta.
    Obrigada pelas excelentes digas.

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