terça-feira, 15 de março de 2011

O Dia Mundial do Consumidor


Neste dia, 15 de março, comemora-se o Dia Mundial do Consumidor. Isso porque, no exato, 15 de março de 1983, o presidente dos EUA, John Kennedy, proferiu um discurso que mudou a visão mundial acerca dos direitos do consumidor, por ter assegurado, de forma veemente, que todo o consumidor tem como direito a segurança, a informação, a escolha, dentre outros.
Pois bem, para que este dia fosse tratado de forma diferente e marcante para os nossos leitores e seguidores resolvemos trazer o assunto desta publicação de uma maneira ainda não utilizada no blog, qual seja, um vídeo.
O vídeo que utilizamos teve muitos acessos em outras redes da internet, mas, mesmo assim vale a pena trazê-lo no nosso blog. Todavia, desta vez, não vamos nos manifestar muito acerca do tema para que você possa refletir sobre o assunto tratado no vídeo e quem sabe alguma coisa diferente venha a acontecer com você (vou ficar esperando mais comentários desta vez, então, por favor se manifeste!).



Somado à forma como o consumo foi tratado no vídeo acima trago as palavras do poeta “(...) Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia, tudo passa, tudo sempre passará. (...) Tudo o que se vê não é igual ao que a gente viu a um segundo, tudo muda o tempo todo no mundo”. Assim, se você quer preservar as belezas naturais e a saúde do nosso planeta será necessário mais do que o seu querer, pois as mudanças de atitude deste consumo desenfreado e inconsequente que vivemos já deixou de ser questão de alerta para ser medida de urgência há muito tempo.
Por fim, deixamos registrados os nossos parabéns a todos os consumidores por este dia, principalmente aqueles que já se conscientizaram e aqueles já mudaram as suas condutas quanto ao modelo moderno da política desenfreada de consumo!

7 comentários:

  1. Camila! Este artigo está sensacional! Principalmente o vídeo. Creio que devemos difundir mais a consciência ecológica, pois trata-se de um direito fundamental do consumidor.
    Parabéns.
    Marcelo Castelo Branco

    ResponderExcluir
  2. Este blog está muito bom , mas está matéria do dia mundial do consumidor você foi bem demais. Adorei o vídeo, parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Adorei... Você está de parabéns. Este artigo com o vídeo ficou realmente sensacional. Até o próximo.

    ResponderExcluir
  4. Você mandou bem demais. Estou admirada com o seu modo de escrever. Está perfeito e de um esclarecimento muito importante.

    ResponderExcluir
  5. Camila! Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  6. Olá, você mandou bem demais neste artigo: O dia mundial do consumidor. Foi muito bom, estou adorando participar deste blog. Parabéns

    ResponderExcluir
  7. Ola, gostei muito das materias do blog, eu sou brasileira mas resido nos EUA desde 2009, e trabalho para uma empresa que revende seus produtos para o Brasil. Acho interessante a maneira como eles sao "preocupados" com as leis brasileiras, pois como dizem, nos brasileiros somos muitos mais protegidos enquanto consumidores ( por isso acredito que deveriamos conhecer mais nossos direitos).
    Por aqui detalhes como, a empresa tem 48 pra entrar em contato com o cliente, se o problema persistir o cliente tem direito a troca.. etc, sao levados muito mais a serio quando o cliente e brasileiro, ( o que nao acontecia quando a empresa comecou, e como resultado o numero de reclamacoes no procon era ENORME)
    Na verdade aqui nos EUA a maioria das lojas tem uma sistema de "trocas" que funciona mais que no brasil, se vc nao gostou, poda trocar quase tudo, com um prazo que varia de loja pra loja, mas, a partir do momento que a loja diz nao, ou que vc nao esta satisfeita com o servico, fica muito dificil buscar ajuda! a maioria das pessoas sequer sabe como! e os servicos sabem disso e abusam! eu ja tive problemas aqui com celular, tv a cabo e internet, e nao tive apoio nenhum de entidades publicas! Da muitas saudades do procon!
    abracos Rachel Rush

    ResponderExcluir

Comentem e Tire Suas Dúvidas